top of page

Carta - 6º Encontro/2021

31 de maio de 2021: Gravação editada com as principais mensagens de Pai João do Congo.

 

Transcrição


Ah filha, você aprendeu muito no decorrer do tempo a magia da cozinha. Agora você irá ganhar uma ferramenta (colher de pau). Essa ferramenta é para que você transforme a vida das pessoas, eu quero que você transforme a vida de muitas pessoas. Eu quero que você cozinhe para as pessoas.


Porque Obá é um Orixá de absorção. Obá incorpora com a mão no ouvido para sempre escutar. Quando você escuta bastante você absorve, e quando você absorve, você cozinha, e quando você cozinha, você transforma em remédio. A magia de Obá não é a palavra é o silêncio da força porque a terra é silenciosa. E a cozinha é a magia da terra. Então, quando você sente que uma pessoa precisa, escuta a pessoa, cozinha e transforma a energia e da a comida para a pessoa.


Sempre tem sementes...


Você se posiciona com o mundo, você se sente sozinho porque sua família não é da maneira que devia ser. E nestes momentos catastróficos, a família é um balsamo, é uma coisa muito importante. Por mais que hajam diferenças, busque consolo na família. Nem a Umbanda, nem a religião pode te completar quanto a família, porque família é Umbanda.


Você tem que começar reatar laços. Você esperam ficar velhos para relevar as dores que vocês causam uns aos outros. Eu sei que te julgaram muito, você foi muito julgado. Mas, você não deve se importar, porque você tem que se importar com sua integridade. O que você é? Pra que você vem no mundo? O que você é para as pessoas e para si mesmo? Se você é bom e justo para consigo mesmo e as pessoas em sua volta está tudo certo. Não tem julgamento que absorva em seu coração.


Os irmão são seres muito especiais, são os nossos companheiros de alma. O pai e a mãe vão embora e na solidão quem fica? O irmão. É irmão briga, eu sei, é uma droga, se desentende, mas também ri. Um irmão necessariamente não é obrigado apoiar o outro em suas presepadas, essa é a diferença. Um irmão apoia o outro no coração. Ninguém deve nada à ninguém, é somente a companhia, é somente a parceria.


Eu estou imaginando uma situação de você estar, de vocês estarem este ano passando um natal juntos. Um Natal de esperança, porque o ano que virá será muito bom. Eu sei que está na metade do caminho do ano, mas passa muito rápido, e você tem a outra metade para pensar sobre isso. Não é fácil encarar, porque você quer, mas lembra do passado então dói e você diz "melhor não, agora não, agora não, agora não". Então você deve aproveitar a outra metade do ano para dizer "agora sim, agora sim".


Você pode se machucar de novo, não digo que irá ser feliz porque a perfeição só existe na Natureza. Mas mesmo assim na perfeição da natureza, não é perfeito. E a perfeição está na imperfeição. Mas, às vezemos vemos as folhas caírem e achamos triste, lamentável. Mas existe um processo para as folhas renascerem a todo momento. Então todo momento as folhas caem, morrem e renascem. E nas relações de vocês, a todo momento vocês brigam, crescem, evoluem e refazem. Porque não faria sentido se vocês ficassem parados, e vocês não podem lidar com a dor de uma maneira intolerável. Vocês não querem saber da parte ruim da história. Sempre existe oportunidade de crescer. Então, para você curar a tristeza você precisa perdoar.


Encha sua vida com a família, com as crianças, com alegria e com amor. Deixa o fogo sempre aceso cozinhando e comendo. E tem que ter muita disposição para fazer isso, mas vale a pena para ver todo mundo brincando, sorrindo, brigando e perdoando. Traga sua família, divirtam-se. Promova a alegria, e a alegria vem com movimento. Crianças são muito importantes. Crie momentos bons, crie novas lembranças boas que justifiquem a sua vida. O problema é que vocês não relevam as situações ruins, reaproxime pelas situações boas.


Sabe porque minhas palavras são importantes? Porque falam de união e amor. E estas palavras também podem ser suas... palavras de esperança.


Mas vocês tem uma visão muito limitada, só vem uma parte dos guardiões que geralmente cultua nas casas. Os Franciscanos também são guardiões exu, só que trabalham na direita com a mesma função. São responsáveis por guardar os trabalhos espirituais, guardar a fé das pessoas, guardar o amor, guardar a família. Porque vocês são os próprios inimigos de si mesmos.


Ar puro... como é bom.


As minhas mensagens são como a cachoeira. Você vê como reverbera para o todo? Ela caminha de uma forma tão oculta que chega até o mar, o mar de vidas, de almas que precisam de amparo.


Pai João não se importa com a presença física de vocês, eu alcanço todos vocês. Mas, é importante vocês estarem aqui, sentir a natureza, sentir a presença de Deus.


Algumas coisas não possuem explicação, a única coisa vocês devem fazer é viver da forma mais simples possível. Qual a dificuldade de amar? Qual a dificuldade de se unir? De respeitar o próximo? De se valorizar e valorizar o próximo? O que tem de complexo nisso? Esse é o mundo que você vive, não é o mundo real. Esse mundo competitivo, esse mundo animal. Mas só que nem os animais caçam por querer algo além de matar a fome, mas no mundo que você vive, os leões tentam matar para deixar a gazela guardada, mas ela apodrece, é uma ilusão. Ou come na hora ou passa. Significa então que eles vão perder tudo que conquistaram materialmente? Não, mas eles vão perder os valores, a vida vai passando, a família vai passando, as coisas vão passando e no final não tem nada, se sente solitário.


Quando Pai João fala de amor, não é um amor de forma ingênua. Amor é uma convicção interna. Por exemplo, se você está na natureza e vê uma onça, vai dar um abraço na onça e ela te morde, você volta e pergunta: "Pai João, porque ela me mordeu? Você não disse que deveria ser tratado com amor?". Porque amor é respeito, é você entender o espaço das pessoas e não deixar que seu espaço seja invadido também. Então, não pode deixar que as pessoas invadam a sua vida. No trabalho são como dois leões competindo para pegar a gazela no final do dia, é assim que funciona. A única diferença é que como ser humano, você primeiro caça a gazela e você compartilha partes dela com quem precisa.


Olha a força chegando, a força do Sol.


Não tem resultado para as provações da Vida, é o que vocês tem que passar. Vocês querem muito resultado como se a vida fosse uma empresa onde há a necessidade de controle. Porém estas questões são de Deus, e nestas questões não há controle. Por exemplo, você deu a luz a uma criança, você foi um portal de amor e de luz, e você sabe o que isso significa, e isso vai estar em você sempre e não é só pela sua filha, é porque nasceu em você junto. É o sacrífico que faz para Deus, para trazer uma vida ao mundo, este é o amor dele. Este é o sacrífico de Deus. "Para você trazer uma vida ao mundo, você precisa sentir o meu amor." Mas depois que essa criança está no mundo, ela é da vida. Não há controle, não há resultado, a vida ou a morte, o crescimento. O que você considera como uma vitória ou derrota não pesa na balança de Deus. Isso são tudo sensações humanas, vocês são todos almas cósmicas vivendo uma experiência humana na terra. E vocês tem que sentir essas dores e amores, e essa dança da vida faz vocês evoluírem como almas.


É um trabalho conjunto... o pai velho, o menino e a grande mãe formam uma trindade energética para exaltar o amor.


O corpo e a alma sofrem com as mudanças, é como o corpo físico que é acostumado a comer muita carne, quando para de comer carne o corpo sente falta porque aprendeu a consumir ela. A mudança é gradual. Os medos são ilusórios, não se apegue as inseguranças, se apegue a nova história as novas oportunidades. Não se apegue ao passado.


Não há tempo para um novo amor, você pode determinar o tempo que quer ficar sozinha. Um novo amor aparecerá quando menos espera. Um amor sempre vai ser verdade, mesmo machucado é de verdade. Mesmo um amor doentio, machuca, mas é de verdade. O amor também se machuca e fica meio quebrado, e então ou ele tem força para se reestabelecer ou ele morre. O tempo, a morte e o amor andam juntos, um respeitando o outro.


Cirurgia sem amor não traz cura. O médico tem que saber isso, o médico é um ser espiritual. Não busque um médico pelo currículo e sim pelo amor dele.

 

Galeria de Foto






75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page