top of page

Carta - 2º Encontro/2021

Registro de algumas passagens e mensagens do encontro realizado.

07-Fev-2021 | Orixá: Oxum | Lua: Minguante

TRABALHO EXECUTADO – SANTUÁRIO NACIONAL DE UMBANDA

 

Inicia o trabalho com o rezo do terço em roda, após a chama da panela se apaga a fumaça sobe indo em direção ao dirigente e começa a girar abençoando todos os presentes. Se faz um momento sagrado de silêncio e se inicia a abertura dos trabalhos físicos e espirituais.


Após a execução dos processos de limpeza realizados na casa, chega uma entidade se apresentando como José de Aroeira e canta:


"...Vem mestre José de Aroeira...

...Selo de Salomão...

...Aroeira é um bom mestre...

...Aroeira é mestre curador..."


O Mestre firma um ponto riscado acendendo velas e colocando elementos.


Depois o mesmo seleciona cinco médiuns, que sutil e naturalmente se posicionam em volta do mesmo formando um pentagrama. Ele se ajoelha apoiado pela perna direita, começa a cantar e chama os boiadeiros.


Após a subida de boiadeiros o mesmo chama duas médiuns para trazer as Pretas Velhas. Em seguida, seleciona mais dois médiuns e chama pelos Caboclos.


O mesmo bebe a bebida sagrada da Jurema cantando:


“O meu cruzeiro bendito

Com sua Luz Suprema

Ilumina seus discípulos

Com a ciência da Jurema”


Chega então, abençoando o trabalho, Pai João do Congo.


Pai João em muitas consultas com as pessoas deixa claro que ele escolhe as pessoas, e assim ele chama, cabendo a pessoa ouvir. Em todos os encontros as pessoas são selecionadas pela espiritualidade para estarem no momento certo.


Tivemos um relato de uma médium do encontro que trabalha com a Preta Velha dela, mas

que sempre sentiu a presença de um Preto Velho por perto, e nunca tinha resposta de seu dirigente espiritual. Então durante o trabalho realizado no encontro a preta velha confirmou que, o tal do preto velho, não era quem trabalhava com ela diretamente, este era o Pai João.

Nota do Lucas: É muito interessante que em um trabalho que é realizado por conexões espirituais acabamos tendo o contato não só com nossas entidades, mas com os mestres de outros médiuns. Por exemplo, passei uma semana inteira sentindo o caboclo Ubirajara pensando que era uma nova entidade entidade que me acompanhava, e na verdade, era o guia de uma médium que estava no encontro.

COMEÇO DO TRABALHO DE ENCAMINHAMENTO DE ALMAS:

Pai João desenha uma espiral na terra com seu cajado no centro do terreiro com uma cruz simples no meio. A espiral é símbolo de exu. Abre-se um portal para o transporte das almas, sendo muitas delas endurecidas mentalmente e até feiticeiros astrais que precisavam fazer a passagem. A Vó Ana desenha uma cruz (que é um portal também). Pai João seleciona duas médiuns com saia pedindo para que entrem em transe e girem intuitivamente e sem se preocupar com nenhum tipo de incorporação. No meio do trabalho, Pai João evoca as forças de Omulu e uma das médiuns girando e uma outra médium do encontro incorporam os entidades do Orixá e começam a dançar em volta da médium que está girando em transe. Um momento depois, Pai João canta para Iansã e as médiuns incorporadas manifestam o orixá.

Nota do Lucas: foi um processo muito interessante até pelo relato das médiuns, pois a médium que ficou girando constantemente em transe possui labirintite e não sentiu nada. Uma das médiuns incorporadas relatou sentir um calor muito forte saindo do espiral que queimava seu pé. E no final, as três médiuns sentiram o peso da energia e ambas ficaram muito geladas. Pai João, ajudou elas a se reestabelecerem.

INICIAM OS ATENDIMENTOS COM PAI JOÃO

Pai João deita em uma esteira para começar a falar com as pessoas. Abaixo selecionamos os relatos principais das mensagens que acreditamos agregar para todas as pessoas:


Então... Pai João disse:

  • Pai João, está muito feliz!!!

  • Tudo o que não quer crescer sozinho, a sombra puxa. A luz é a alegria.

  • Se quiser conhecer seu filho, brinque um jogo com ele! Entenda as estratégias que ele usa, o caminho que ele percorre para alcançar a vitória e se ele deseja a vitória de fato. Observe e não transmita suas observações. Se você entender o caminho que ele joga, você vai ver que não precisa perguntar nada sobre o que ele sente ou pensa. E assim, terá insumos para orientá-lo nos momentos mais difíceis, inclusive em sua fase adulta.

  • As cigarras começam a cantar – Pai João afirma: "A FORÇA CHEGOU" – os caboclos espirituais apitam por meio dos seres da mata) - Pai João continua: "O movimento está na mata!"

  • A dor faz crescer! Viva a dor até não doer mais! Quando você chegar ao seu destino, não sentirá mais nada!

  • Ogum é orgulhoso, ele sempre vai ser! Mas ele muda suas convicções por um bom argumento. Já Xangô é irredutível, não volta atrás com a palavra porque está escrito na pedra de suas crenças!

  • Escute seu coração, sua força (Exu) mora dentro dele!

  • Orixá são inteligências primordiais: força em Deus!

  • Ogum é Jesus. Ele traz a morte das velhas crenças! Jesus veste manto vermelho.

  • Pai João reafirma que o Orixá está presente na bíblia e em todas as escrituras contando alguns exemplos:

    • Ogum serve eternamente a Oxalá como diz na bíblia: O soldado romano (Ogum) que apunhalou Jesus no coração, e não vê sangue e sim, a água da vida, acaba se rendendo a força de Deus e promete sempre ser sempre fiel a Oxalá. Então Ogum passa pela eternidade a carregar a bandeira branca de Oxalá.

    • Como São Lázaro (Obaluayê), morto, ressuscita e sai da caverna trazendo os mistérios da vida e da morte!

  • Existem duas forças primordiais que devem estar sempre em equilíbrio:

    • Força e ordem = Jesus

    • Generosidade e amor = Maria

  • O homem deve se conectar com o amor de Maria - com seu coração, com sua força feminina também para estar em harmonia com as pessoas que ama.

  • Pai João relata sobre o próprio médium: O Avô do menino era muito devoto de Maria. Embora seja homem, a posição dele é matriarcal devido a essa devoção. Ele era o ponto de união que se calava as diferenças e conflitos para que todos estivessem juntos.

  • Pai João diz algumas pessoas antes de virem ao encontro já iniciam um processo de transformação e cura que consiste basicamente em: Exu abrir o coração e Pai João plantar a semente (dispositivo) que ajuda a pessoa iniciar o processo de despertar.

  • As pessoas ainda não conseguem acessar o encontro até que saiam de seus problemas e libertem-se da ignorância.

  • Oxum também é água da cachoeira, ela limpa, mas também assusta!!! A força é dinâmica!!! Observe que quando você entra na cachoeira, aquela força emocional que bate em seu corpo gera um choque inicial (que você entende como água fria) e que gradual e lentamente você vai se adequando para entrar na frequência positiva da energia. As pessoas não gostam de ter este "susto" emocional, porém sabe o quanto faz bem.

  • As pessoas preferem a espada de Iansã e de Ogum, porém esquecem que a água também corta (Água mole pedra dura, tanto bate até que fura). A água é cheia de elementos dentro. Observe ela trabalha o microcosmo para refletir o macrocosmos. E quando ela entra em movimento energético, ela começa a borbulhar. E a espiritualidade manipula nossos energias, até no processo de incorporação pelo elemento AGUA presente em maior parte do corpo.

  • Os guias espirituais são dinâmicos eles trabalham várias forças e vão para vários lugares ao mesmo tempo enquanto manipula energias no corpo do médium incorporado. Todo o dinamismo é realizado pelo elemento Água.

  • Prato de Orixá se oferece a FAMILIA. Quer trazer o AXE pra casa, acenda a vela na mesa, faça suas orações e coma com o Orixá, você verá os movimentos acontecerem. Pense que seu EXU interior luta e briga todos os dias pela sua sobrevivência, e tudo que ele quer no final é comer aquilo que ele conquista, e dentro deste processo seu corpo é o canal para todo o processo da força Orixá e a espiritualidade se manifesta no cotidiano.

  • Busque suas respostas dentro de si: fica mais fácil trabalhar a energia. VOCÊ É O TEMPLO! Expanda! Não gaste seu dinheiro e tempo com altar... Não precisa. As firmezas moram dentro de você, explore, encontre e firme suas forças no espaço sagrado da espiritualidade. A única coisa que você precisa é de amor.

  • Você só consegue ajudar uma outra pessoa quando muda sua sombra.

  • As pessoas ainda estão ligadas aos rituais. A espiritualidade não espera que cantem bonito, mas que sintam e façam suas orações e forma intuitiva e honesta.

  • Observe que na reza do terço – vem os problemas na cabeça a todo momento e estes espiritualmente são queimados no fogo da transformação.

  • Pai Nosso é a força de OGUM, que mata todas suas crenças e abre caminho para vontade da alma e do coração .

  • A intenção junto com a força determina o futuro! Se a intenção é verdadeira, o futuro já está escrito na história da vida.

  • O coração precisa de silêncio para assimilar a verdade. Atinja pelo coração e não pelas palavras para obter a transformação real.

  • Lembre-se sempre da LUZ DOURADA! Pai João está lá. Pai João e outros falangeiros, acompanhados por anjos com espada nas mãos para destruir as trevas.

  • Deus vem no vácuo, no vazio, onde se cria um portal. A intenção cria o vácuo.

  • O vácuo é o caos, é exú, sem Exú, Oxalá não existe. Sem caos não existe ordem.

  • É no caos que se manifesta Deus. Orixá também fala. Fala mais que guia. Ouça mais os orixás.

  • Deus é uma dimensão que desce e passa pelas hierarquias. Mas é uma coisa só! Escute Deus. Energia da Luz. Ela não fala fisicamente. Tem que estar conectada em tudo, porque tudo fala. Só observe e confie.

  • Faz parte do trabalho desafiar e ter sangue frio com as pessoas. Faça com que as pessoas gritem com elas mesmas para que despertem.

  • Faça amizade com seu saco de lixo, por mais irrelevante ele pareça ser, lembre-se que ele vem do petróleo, e o petróleo é a mistura de ossos e composições dos seres mais antigos que já passaram na Terra, chamamos de ancestralidade. Faça amizade com a sombra, com seu lixo interior, ele que te acolhe e todas suas sujeiras.

  • Abraçar um saco de lixo pode ser terapêutico, faça o teste!

  • Onde não há Luz alguma, onde a sabedoria está mais presente, porque nas trevas que há mais anseio e desprendimento de força para que a Luz acenda.

  • A mediunidade está no “banheiro”! Quando sentamos para eliminar para fazer cocô, tomar banho pensamos na vida com mais clareza. E lavando o banheiro você olha seus expurgos e dá trabalho para limpar!

  • Exú é expurgo – faça amizade com ele.

  • Ninguém é obrigado a limpar suas sujeiras, assuma a responsabilidade e aprenda a limpa-las. Pelas suas sujeiras (vomito, fezes, urina) você observa quem é você.

  • A doença é o lado mais sombrio que consome tudo. É uma energia que também deve ser entendida pelas pessoas e não ignorada.

  • Olho direito – significa olho da misericórdia!

COMUNHÃO

Ajeum (comida abençoada) é ofertada e é feita, como Pai João chama, a comunhão entre as pessoas pela comida e conversa. Pai João permanece.


Ao final do trabalho, Pai João mantém o médium em transe e no momento do aterramento um pássaro começa a cantar com um som peculiar. Pai João diz ser os caboclos. Neste momento, o médium foi levado para um espaço espiritual luminoso e colorido sem paredes, paisagens, começo ou fim. E lá estavam seres com aproximadamente 3 metros de altura, tinham cabeça e membros, o corpo não tinha nenhum tipo de pele ou algo similar e era uma cor indescritível que por vezes parecia azul e as vezes prateado. Estes tinham somente olhos, não tinham nariz, boca ou ouvidos, suas mãos afunilavam a um único membro fino e não possui dedos, o abdômen fino, como se não existe sistema digestório (estômago). Por ser uma dimensão superior, não existe a noção de polaridades, então não possui emoções, pensamentos, sentimentos de qualquer natureza. Mas de qualquer forma possui sua beleza. Eles olhavam para o médium e apertavam no nada e acendiam luzes como se fosse um botão e passaram a informação que para eles tudo é como um grande sistema e nossos corpos máquinas no qual eles operam a vida e o destino, e um simples movimento deles repercute em muitos fatores na vida de pessoas e seres vivos.

Nota do Lucas: Infelizmente não ficou claro pela espiritualidade o que são, uma amiga próxima apontou estes como elementais (os caboclos da umbanda sem a roupagem), em fórum em que compartilhei esta informação no Facebook muitos já viram os mesmos seres seja em desdobro como fisicamente, contudo ninguém sabe o que são. Meu parecer que independente do nome Elementais, Seres Extradimensionais, Extrafísicos, Anjos... não muda nada em nossa vida e não impede que o que eles estão designados a fazer continue à ser feito. Porém despertar para entender os mecanismos da vida é essencial para um novo passo da natureza humana, e ficou muito claro neste trabalho que as forças mais densas gradualmente estão sendo conduzidas para possibilitar o progresso.


Fotos

 
Altar

Creche do Pai João (brincadeira verdadeira) haha

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page